Dieta para manter o Bom Humor

Quer manter o Bom Humor?

A ciência têm apontado o poder dos alimentos para espantar a tristeza, depressão e ansiedade e ainda melhorar o humor.

Alguns alimentos, melhoram o humor e porque estimulam a produção e a liberação de neurotransmissores, substâncias que transmitem impulsos ao cérebro e são responsáveis pelas sensações de bem-estar e prazer.

Saúde e Alto Astral com Alimentação

NEUROTRANSMISSORES

Os 3 principais neurotransmissores relacionados com o humor são a serotonina, a dopamina e a noradrenalina.

A serotonina, responsável pela sensação de bem-estar, proporciona ação sedativa e calmante. Já a dopamina e a noradrenalina proporcionam energia e disposição.

A produção de serotonina é dependente da ingestão de alimentos fontes de triptofano – aminoácido precursor da serotonina – e de carboidratos. A dopamina e a noradrenalina são produzidas com o auxílio da tirosina, outro aminoácido importante na nossa alimentação.

Os níveis cerebrais dependem da ingestão de alimentos ricos em triptofano e de carboidratos. O triptofano, uma vez no cérebro, aumenta a produção do neurotransmissor.

CARBOIDRATOS

Ao falarmos de carboidratos, devemos ter cuidado com o consumo excessivo de doces, que a princípio pode favorecer uma melhora de humor, e depois, agravar um quadro de tristeza.

Quando comemos açúcar, o nível de glicose no sangue e a produção de insulina aumenta. Uma alimentação pobre em nutrientes e cheia de açúcar, a longo prazo, tende a deixar a pessoa deprimida e cansada.

VITAMINAS

Outros nutrientes também contribuem para manter o pique e um deles é a vitamina B6, encontrada em boas doses nos cereais integrais, na semente de gergelim, na banana e no atum.

Para o bom humor também é preciso uma ingestão adequada de selênio. Não podemos deixar faltar castanhas, nozes, amêndoas, trigo integral e peixes. Para se ter uma ideia, 1 castanha-do-pará fornece 100 microgramas de selênio. A recomendação diária é de 55 por dia.

O folato ou ácido fólico também é uma potente vitamina antidepressiva. Encontrado no espinafre, no feijão branco, na laranja, no aspargo, na maçã e na soja. Sua deficiência tem sido associada à depressão.

Conclusão:

De forma geral, podemos dizer que para manter o alto astral é importante seguir uma dieta equilibrada, rica em carboidratos, proteínas, alimentos fonte de triptofano e tirosina, vitaminas e minerais.

Não existem alimentos ou nutrientes milagrosos, que alteram o nosso humor, sozinhos. Existe, sim, um conjunto de nutrientes e a opção de seguirmos um plano nutricional apropriado para favorecer o bom humor.


Siga-nos no Instagram!